O Projecto

O objectivo do NUMINA_project Leite de Vasconcellos – em conformidade com as directivas da i2010 Vision of a European Digital Library – é estudar o espólio literário poético e dramático de José Leite de Vasconcelos (1858-1941).

Médico, etnólogo filólogo, este estudioso deixou sua herança científica, arqueológica e literária ao museu que fundou (1893), agora o Museu Nacional de Arqueologia de José Leite de Vasconcellos.

O seu acervo bibliográfico, além de cerca de 300 caixas já catalogadas, é constituído pela biblioteca pessoal (cerca de 8.000 livros), correspondência, gravuras, desenhos, anotações e os documentos que utilizou para os seus trabalhos científicos transdisciplinares (cerca de 10 livros).

O intento do NUMINA_project Leite de Vasconcellos é concentrar-se na digitalização e transcrição da obra literária – 3 caixas de manuscritos.

Apesar de alguns dos poemas de Leite de Vasconcellos já terem sido por si publicados, os volumes são raridade – nunca foram reeditados nem sujeitos a um estudo literário mais aprofundado.

O objectivo deste projecto é fazer com que essa produção passe a estar disponível – seja por via impressa quanto digital – preparando uma edição crítica destas suas obras, acompanhada dos respectivos estudos e bibliografias.

Neste sítio irão sendo disponibilizadas as informações pertinentes sobre o andamento dos trabalhos.